sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROJETO ATOS DE AMOR EM CURITIBA


PROJETO ATOS DE AMOR EM CURITIBA
NANAKInstituto de Yoga


ORIGEM DO PROJETO
Surgiu por observar especialmente as precárias condições de vida destas crianças e sabendo que existem muitas organizações humanitárias que fazem um ótimo trabalho provendo sustento, roupas, remédios, educação básica. Mas que, de acordo com sua visão, proveniente das viagens ao redor do mundo, o que parecia estar faltando em meio à todo o trabalho que já tem sido feito, era algum treinamento espiritual, prático, e sem comprometimento com instituições religiosas.
Porque o que acontece é que as crianças depois de receberem a ajuda básica acabam voltando para as ruas. A idéia era que depois de ter uma visão espiritual delas mesmas fossem capazes de lidar com os desafios e com as tentações da vida de uma maneira melhor, mais fortalecidas, nutridas pela experiência interna desta realidade intrínseca, ilimitada.
Foi então que começou o trabalho com um grupo de voluntários em Curitiba se propondo a trazer essa dimensão espiritual nos seus treinamentos. Eles trabalhavam através de meditação, preces, danças sagradas, trabalho corporal, relaxamento, yoga, cantos de várias religiões, jogos, e o mais importante contando histórias sobre santos, heróis ou pessoas comuns que conseguiram superar suas dificuldades e desafios.
O que se observou é que, gradualmente através de todas essas inspirações positivas as crianças passaram a expressar menos agressividade, violência e vícios.
Através, principalmente deste exercício de paciência e amor, mesmo aqueles que eram prostituídos e viciados em drogas já eram capazes de ensinar aos demais o que aprenderam.
CENÁRIO
O momento atual e a criança
Venho trabalhando à 18 anos com a implementação de valores humanos nas escolas.
E o que sempre foi visível a olho nu é a carência infantil, não importando o nível sócio-econômico da escola ou da criança. Crianças carentes de afeto, de pão, de tempo, de
aceitação, carentes de paz, de calma. Com um nível de stress altíssimo, numa competição desenfreada. Dando lugar as brincadeiras agressivas ou expressando uma “alegria’ desesperada ao invés das rodas e cantigas, do compartilhar inocente.
Essas demandas e pressões excessivas não permitem a criança desfrutar da parte mais linda da vida, enfraquecendo seu ainda frágil sistema nervoso, levando-as a depressão, síndrome do pânico, bipolaridade, hiper-atividade, e tomando remédios para essas doenças modernas, decorrentes da intensa e artificial demanda a que são submetidas.
Quanto aquelas crianças que brincam no lixo, vivem na sujeira, na pobreza sem acesso ao mínimo direito que é sua alimentação. Crianças com olhar distante e vazio, impotentes diante da violência doméstica, urbana, do preconceito, indiferença e falta de compromisso. Meninos e meninas invisíveis, que não existem para a sociedade. São apenas sinônimos de “perigo”. O que essas duas classes de crianças, fruto de um sistema confuso, têm em comum é que ambas perderam o direito fundamental da liberdade. Da liberdade de serem elas mesmas; de vivenciarem a sua natureza original que é inocência, amor, doçura, desprendimento.
Como educadora e mãe, consciente desta realidade e sabendo da importância da educação dos nossos futuros líderes, achei finalmente a peça que faltava neste grande quebra cabeça que é educar. E encontrei isso em um dos aspectos do Programa do Atos de Amor. Trata-se de não apenas preencher as carências básicas das crianças, mas sim de torna-las parceiras no estabelecimento de um mundo melhor. A relação se dá com as crianças sendo tratadas como professores em potencial. Ou seja, elas aprendem, e ao mesmo tempo aprendem a ensinar outras crianças também. Elas se sentem naturalmente envolvidas no processo de desenvolvimento do trabalho. Elas se juntam a nós na consciência de que passaráo adiante tudo que aprenderem. Criamos situações para que elas exercitem sua capacidade de acolher, amparar, ensinar, doar. Assim elas desenvolvem a consciência de que são doadores e não mais carentes. Elas saem do papel passivo de receptores da bondade daqueles que podem ajudar e passam a ser ativos colaboradores para que outros também deixem de ser carentes. Descobrem o prazer e o direito de serem elas mesmas e compartilharem o têm para doar. Essa atitude lhes inspira a expandir suas possibilidades de colaborar e criar novos doadores.
De uma maneira muito simples e modesta esta coragem e bravura vêm sendo construida.
RESULTADOS OBTIDOS
Iniciamos também um trabalho na escola Onofre Soares, na zona rural de Curitiba, onde com arte, música, meditação, yoga e tudo que é possível implementar dentro do que o projeto se propõem e a escola comporta.Além do treinamento e suporte urgente para os professores.
Em 2007, esta região foi bastante destruída devido a um forte temporal, famílias inteiras ficaram desabrigadas perdendo o pouco que tinham. Numa mobilização rápida junto aos amigos do yoga foi possível arrecadar muitas roupas, cobertas, colchões e até mesmo móveis para essas famílias abrigadas na escola.
Também em 2007, no natal, fizemos uma campanha para que as crianças de uma favela próxima pudessem receber um presente que fosse bom, não apenas sobras, e propusemos um kit com roupa, sapato e brinquedo novos, um kit de higiene e alguma comida. Pedimos que as pessoas pudessem se proporcionar a experiência de dar o melhor que pudesse, como se fosse para um filho. Cadastramos 20 crianças e qual não foi a surpresa quando em pouco tempo não tínhamos 20, mais 80 kits de qualidade.
A experiência de ver aqueles olhinhos maravilhados, quase que sem acreditar no que estavam vendo, ficará para sempre gravada em nossas retinas.
Fazemos periodicamente campanhas para arrecadar fundos para o nosso trabalho. Entre elas um Sat Sangha bimestral com jantar indiano com música ao vivo, meditação, vídeo e apresentações culturais onde artistas e pessoas identificadas a esse trabalho doam seu talento, tempo e amor.
Atualmente estamos com dois projetos a curto e médio prazo: um bazar de usados com doações de pessoas voluntárias ou próximas, e outro que é a construção da nossa sede chamada “Casa na arvore”, onde construiremos uma sala na arvore, bwc e um espaço externo para as nossas atividades, conforme mostra projeto anexo. Esta autonomia nos proporcionará mais efetividade e organização, ampliando ainda mais o campo das possibilidades bem como de voluntários que já estão prontos para fazer parte desta família maravilhosa do Atos de Amor.
Contamos com profissionais de diferentes áreas; médicos, dentistas, músicos, psicólogos professores, engenheiros, Instrutores de Yoga, etc.
O PROGRAMA
Benefícios:
Para o voluntário:
Permite despertar seu potencial humano, clarear seu sentido de gratidão, aumentar sua força vital, perceber uma realidade mais ampla e interessante, superar seus limites e refinar suas habilidades de se relacionar, sentir e se comunicar. Temos encontros mensais para treinamento e compartilhar, além do suporte constante do Instituto com yoga, meditação e trabalhos terapêuticos. Vivência da esperança de quem recebe e da inocência de quem acredita e doa.
Para a criança:
Fortalecimento do seu potencial criativo e amoroso, suporte emocional, físico e espiritual. Despertar do poder da vontade para mudar, transformar, e criar um ambiente interno e externo mais sereno, harmônico e próspero. Além de aumentar sua consciência de grupo, sentimento de pertencer e responsabilidade com suas ações, palavras e pensamentos.
Para a família:
Suporte físico, emocional e espiritual. Expansão dos benefícios no núcleo familiar e da comunidade, com o fortalecimento de sua consciência espiritual e liberação do stress minimizando a violência e agressividade. Entrando em contato com sua essência, força interna e alegria.
Para os professores de Escolas:
Fortalecimento do grupo de professoras conscientes. Com força interna, paciência, sensibilização e clareza mental para compreender a criança e seu semelhante, resgatando a dignidade do educador e do educando. Desenvolvimento do potencial criativo acreditando na possibilidade de auto-transformação e na força do exemplo.
Para a Escola:
Treinamento e suporte para professores e funcionários. Acompanhamento semanal do desenvolvimento de cada um. Melhor desempenho do profissional, ambiente mais saudável e feliz. Cumprimento mais satisfatório do dever cívico e humano de uma instituição de ensino junto aos alunos e comunidade.
Para a Empresa ou doador:
Certeza de que esta contribuindo com um trabalho comprometido e honesto. Podendo acompanhar e participar do desenvolvimento dos projetos propostos.
Doação de vida e amor para quem só convive com a morte e abusos.
Melhoramento do planeta, participação com o futuro.
FORMATO DO PROGRAMA
Na Sede
Educação:
Encontros 3 vezes por semana com turmas manhã e tarde.
Aulas: yoga, tai-chi, trabalhos manuais, meditação, música, teatro,dança...
Reforço escolar, inglês, capoeira.
Duração: 3 horas por período
Turmas: 10 crianças
Idade: de 06 à 10 anos
Saúde:
Assistência médica/odontológica: mensal
Psicológica: semanal
Social: conforme a necessidade
Comunidade:
Encontros quinzenais e sempre que necessário.
Workshops profissionalizantes.
Escolas:
Encontros semanais crianças
Turmas de 10 alunos
Encontros quinzenais professores
Assistência semanal professores e funcionários
Empresas:
Workshops, seminários, treinamentos e palestras.
Temas: Manejo do stress; Aprendendo a respirar; Relações autênticas Meditação e Longevidade do cérebro, Liberando as couraças musculares, Ginástica Laboral, etc
Infra Estrutura
Espaço arejado, som, colchonetes, almofadas
EQUIPE
Grupo de voluntários de diferentes áreas do Instituto Nanak,
e Simpatizantes.
Galeria Fotos:
GURUSANDESH KAUR -

Silvane Pailo

Arquiteta
Criadora do projeto arquitetônico
da futura sede Atos de Amor

Área para construção da sede

PROJETO “CASA NA ÀRVORE”

PARTE EXTERNA TERRENO
MEMORIAL DESCRITIVO - Projeto A
1) CONSTRUÇÃO PRINCIPAL: em estrutura de eucalipto e cobertura de fibra de sapê, em 02 pavimentos:
· Pavimento Térreo: 70,00m2, piso em cimento alisado, fechamento lateral em material vinílico transparente, tipo toldo, de enrolar. Espaço provido de equipamentos de cozinha (pia, geladeira, forno à lenha, fogão, mesas, cadeiras, etc) destinados à atividades relacionadas à culinária e conscientização alimentar.
· Pavimento Superior: 70,00 m2, sala com piso de assoalho de madeira, destinado à atividades diversas. Fechamento lateral em esquadrias de madeira e vidro.
· Sacada: 16,00m2, piso em madeira de deck e peitoril em eucalipto
2) CONSTRUÇÃO DE APOIO: 20,00 m2 em alvenaria e cobertura de laje de concreto pré-moldada:
· Banheiros feminino e masculino, chuveiro e pia.
· Depósito.
3) PAISAGISMO: criação de espaços para diversos usos educacionais e recreativos. Pisos em materiais como: pedras (pedrisco, petit-pavet, granito, etc), dormentes, areia, casca de pinus.
Silvane Pailo
Arquiteta CREA PR/028441-D
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1325
Alto do São Francisco
3322-1346 / 9982-7882
NANAK

Instituto de Yoga e Desenvolvimento Pessoal

Ferdinando Darif, 400 – Champagnat – 41 3045 8169– www.yogananak.com

Gurusandesh Kaur:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seminário Internacional de Karam Kriya e Palestra para professores sobre Yoga e Educação em Lima-Perú, Junho 2011.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE KARAM KRIYA, 25 DE JUNHO 2011 EM LIMA-PERÚ.


Nossa querida amiga Sandesh Kaur esteve em Lima-Perú de 16 a 28 de Junho. E realizou um workshop para professores sobre Yoga e Educação e o Seminário Internacional de Karm Kriya para o púbico em geral. Também tivemos a oportunidade de realizar uma visita a escola A Casa Amarela cuja proposta educativa é Reggio Emilia. 


Cabe destacar que ela foi entrevistada no programa Vida e Saúde na Radio San Borja e também no programa A Hora de Nuestra Hoja Sagrada, na Radio Miraflores. 


Só nos resta agradecer por todo seu carinho e por todo o conhecimento que compartilhou conosco.