domingo, 25 de dezembro de 2011

ALEGRIA,SORRISOS,GESTOS QUE EXPRESSARAM O RECONHECIMENTO DE TODOS OS GESTOS QUE TORNARAM ESTE POSSIVEL!!! GRATOS ESTAMOS, PRINCIPALMENTE À VOCE JAQUELINE LOBO POR TANTA BRAVURA,GENTILEZA E DOÇURA!!!
          Estamos em prece,abençoando todos aqueles que com seu gesto de generozidade e carinho fizeram o natal este ano das crianças da escola rural Onófre Soares. Nem a palavra agradecimento pode expressar a experiencia de ver aqueles olhinhos cheios de alegria, a ansiedade por abrir logo aquele pacote CHEIO de presentes e o sentimento de sentirem-se considerados, lembrados, amados. E por quem? Por um  desconhecido. Como assim? Um pacote tão cuidadosamente embalado, presentes que traziam uma esperança de que alguém se importa. Um humano se importando com outro ser humano e assim exercendo essa qualidade,  que só é experenciada se praticada e no fim, então, quem deu? quem recebeu? E ainda, essas atitudes são como pegadas nítidas que garantem a presença do sagrado que, ao serem seguidas, tornam-se um ponto de encontro com Ele.Esse encontro, por sí só, é o presente mais valioso que um ser humano pode receber!                           

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROJETO ATOS DE AMOR EM CURITIBA


PROJETO ATOS DE AMOR EM CURITIBA
NANAKInstituto de Yoga


ORIGEM DO PROJETO
Surgiu por observar especialmente as precárias condições de vida destas crianças e sabendo que existem muitas organizações humanitárias que fazem um ótimo trabalho provendo sustento, roupas, remédios, educação básica. Mas que, de acordo com sua visão, proveniente das viagens ao redor do mundo, o que parecia estar faltando em meio à todo o trabalho que já tem sido feito, era algum treinamento espiritual, prático, e sem comprometimento com instituições religiosas.
Porque o que acontece é que as crianças depois de receberem a ajuda básica acabam voltando para as ruas. A idéia era que depois de ter uma visão espiritual delas mesmas fossem capazes de lidar com os desafios e com as tentações da vida de uma maneira melhor, mais fortalecidas, nutridas pela experiência interna desta realidade intrínseca, ilimitada.
Foi então que começou o trabalho com um grupo de voluntários em Curitiba se propondo a trazer essa dimensão espiritual nos seus treinamentos. Eles trabalhavam através de meditação, preces, danças sagradas, trabalho corporal, relaxamento, yoga, cantos de várias religiões, jogos, e o mais importante contando histórias sobre santos, heróis ou pessoas comuns que conseguiram superar suas dificuldades e desafios.
O que se observou é que, gradualmente através de todas essas inspirações positivas as crianças passaram a expressar menos agressividade, violência e vícios.
Através, principalmente deste exercício de paciência e amor, mesmo aqueles que eram prostituídos e viciados em drogas já eram capazes de ensinar aos demais o que aprenderam.
CENÁRIO
O momento atual e a criança
Venho trabalhando à 18 anos com a implementação de valores humanos nas escolas.
E o que sempre foi visível a olho nu é a carência infantil, não importando o nível sócio-econômico da escola ou da criança. Crianças carentes de afeto, de pão, de tempo, de
aceitação, carentes de paz, de calma. Com um nível de stress altíssimo, numa competição desenfreada. Dando lugar as brincadeiras agressivas ou expressando uma “alegria’ desesperada ao invés das rodas e cantigas, do compartilhar inocente.
Essas demandas e pressões excessivas não permitem a criança desfrutar da parte mais linda da vida, enfraquecendo seu ainda frágil sistema nervoso, levando-as a depressão, síndrome do pânico, bipolaridade, hiper-atividade, e tomando remédios para essas doenças modernas, decorrentes da intensa e artificial demanda a que são submetidas.
Quanto aquelas crianças que brincam no lixo, vivem na sujeira, na pobreza sem acesso ao mínimo direito que é sua alimentação. Crianças com olhar distante e vazio, impotentes diante da violência doméstica, urbana, do preconceito, indiferença e falta de compromisso. Meninos e meninas invisíveis, que não existem para a sociedade. São apenas sinônimos de “perigo”. O que essas duas classes de crianças, fruto de um sistema confuso, têm em comum é que ambas perderam o direito fundamental da liberdade. Da liberdade de serem elas mesmas; de vivenciarem a sua natureza original que é inocência, amor, doçura, desprendimento.
Como educadora e mãe, consciente desta realidade e sabendo da importância da educação dos nossos futuros líderes, achei finalmente a peça que faltava neste grande quebra cabeça que é educar. E encontrei isso em um dos aspectos do Programa do Atos de Amor. Trata-se de não apenas preencher as carências básicas das crianças, mas sim de torna-las parceiras no estabelecimento de um mundo melhor. A relação se dá com as crianças sendo tratadas como professores em potencial. Ou seja, elas aprendem, e ao mesmo tempo aprendem a ensinar outras crianças também. Elas se sentem naturalmente envolvidas no processo de desenvolvimento do trabalho. Elas se juntam a nós na consciência de que passaráo adiante tudo que aprenderem. Criamos situações para que elas exercitem sua capacidade de acolher, amparar, ensinar, doar. Assim elas desenvolvem a consciência de que são doadores e não mais carentes. Elas saem do papel passivo de receptores da bondade daqueles que podem ajudar e passam a ser ativos colaboradores para que outros também deixem de ser carentes. Descobrem o prazer e o direito de serem elas mesmas e compartilharem o têm para doar. Essa atitude lhes inspira a expandir suas possibilidades de colaborar e criar novos doadores.
De uma maneira muito simples e modesta esta coragem e bravura vêm sendo construida.
RESULTADOS OBTIDOS
Iniciamos também um trabalho na escola Onofre Soares, na zona rural de Curitiba, onde com arte, música, meditação, yoga e tudo que é possível implementar dentro do que o projeto se propõem e a escola comporta.Além do treinamento e suporte urgente para os professores.
Em 2007, esta região foi bastante destruída devido a um forte temporal, famílias inteiras ficaram desabrigadas perdendo o pouco que tinham. Numa mobilização rápida junto aos amigos do yoga foi possível arrecadar muitas roupas, cobertas, colchões e até mesmo móveis para essas famílias abrigadas na escola.
Também em 2007, no natal, fizemos uma campanha para que as crianças de uma favela próxima pudessem receber um presente que fosse bom, não apenas sobras, e propusemos um kit com roupa, sapato e brinquedo novos, um kit de higiene e alguma comida. Pedimos que as pessoas pudessem se proporcionar a experiência de dar o melhor que pudesse, como se fosse para um filho. Cadastramos 20 crianças e qual não foi a surpresa quando em pouco tempo não tínhamos 20, mais 80 kits de qualidade.
A experiência de ver aqueles olhinhos maravilhados, quase que sem acreditar no que estavam vendo, ficará para sempre gravada em nossas retinas.
Fazemos periodicamente campanhas para arrecadar fundos para o nosso trabalho. Entre elas um Sat Sangha bimestral com jantar indiano com música ao vivo, meditação, vídeo e apresentações culturais onde artistas e pessoas identificadas a esse trabalho doam seu talento, tempo e amor.
Atualmente estamos com dois projetos a curto e médio prazo: um bazar de usados com doações de pessoas voluntárias ou próximas, e outro que é a construção da nossa sede chamada “Casa na arvore”, onde construiremos uma sala na arvore, bwc e um espaço externo para as nossas atividades, conforme mostra projeto anexo. Esta autonomia nos proporcionará mais efetividade e organização, ampliando ainda mais o campo das possibilidades bem como de voluntários que já estão prontos para fazer parte desta família maravilhosa do Atos de Amor.
Contamos com profissionais de diferentes áreas; médicos, dentistas, músicos, psicólogos professores, engenheiros, Instrutores de Yoga, etc.
O PROGRAMA
Benefícios:
Para o voluntário:
Permite despertar seu potencial humano, clarear seu sentido de gratidão, aumentar sua força vital, perceber uma realidade mais ampla e interessante, superar seus limites e refinar suas habilidades de se relacionar, sentir e se comunicar. Temos encontros mensais para treinamento e compartilhar, além do suporte constante do Instituto com yoga, meditação e trabalhos terapêuticos. Vivência da esperança de quem recebe e da inocência de quem acredita e doa.
Para a criança:
Fortalecimento do seu potencial criativo e amoroso, suporte emocional, físico e espiritual. Despertar do poder da vontade para mudar, transformar, e criar um ambiente interno e externo mais sereno, harmônico e próspero. Além de aumentar sua consciência de grupo, sentimento de pertencer e responsabilidade com suas ações, palavras e pensamentos.
Para a família:
Suporte físico, emocional e espiritual. Expansão dos benefícios no núcleo familiar e da comunidade, com o fortalecimento de sua consciência espiritual e liberação do stress minimizando a violência e agressividade. Entrando em contato com sua essência, força interna e alegria.
Para os professores de Escolas:
Fortalecimento do grupo de professoras conscientes. Com força interna, paciência, sensibilização e clareza mental para compreender a criança e seu semelhante, resgatando a dignidade do educador e do educando. Desenvolvimento do potencial criativo acreditando na possibilidade de auto-transformação e na força do exemplo.
Para a Escola:
Treinamento e suporte para professores e funcionários. Acompanhamento semanal do desenvolvimento de cada um. Melhor desempenho do profissional, ambiente mais saudável e feliz. Cumprimento mais satisfatório do dever cívico e humano de uma instituição de ensino junto aos alunos e comunidade.
Para a Empresa ou doador:
Certeza de que esta contribuindo com um trabalho comprometido e honesto. Podendo acompanhar e participar do desenvolvimento dos projetos propostos.
Doação de vida e amor para quem só convive com a morte e abusos.
Melhoramento do planeta, participação com o futuro.
FORMATO DO PROGRAMA
Na Sede
Educação:
Encontros 3 vezes por semana com turmas manhã e tarde.
Aulas: yoga, tai-chi, trabalhos manuais, meditação, música, teatro,dança...
Reforço escolar, inglês, capoeira.
Duração: 3 horas por período
Turmas: 10 crianças
Idade: de 06 à 10 anos
Saúde:
Assistência médica/odontológica: mensal
Psicológica: semanal
Social: conforme a necessidade
Comunidade:
Encontros quinzenais e sempre que necessário.
Workshops profissionalizantes.
Escolas:
Encontros semanais crianças
Turmas de 10 alunos
Encontros quinzenais professores
Assistência semanal professores e funcionários
Empresas:
Workshops, seminários, treinamentos e palestras.
Temas: Manejo do stress; Aprendendo a respirar; Relações autênticas Meditação e Longevidade do cérebro, Liberando as couraças musculares, Ginástica Laboral, etc
Infra Estrutura
Espaço arejado, som, colchonetes, almofadas
EQUIPE
Grupo de voluntários de diferentes áreas do Instituto Nanak,
e Simpatizantes.
Galeria Fotos:
GURUSANDESH KAUR -

Silvane Pailo

Arquiteta
Criadora do projeto arquitetônico
da futura sede Atos de Amor

Área para construção da sede

PROJETO “CASA NA ÀRVORE”

PARTE EXTERNA TERRENO
MEMORIAL DESCRITIVO - Projeto A
1) CONSTRUÇÃO PRINCIPAL: em estrutura de eucalipto e cobertura de fibra de sapê, em 02 pavimentos:
· Pavimento Térreo: 70,00m2, piso em cimento alisado, fechamento lateral em material vinílico transparente, tipo toldo, de enrolar. Espaço provido de equipamentos de cozinha (pia, geladeira, forno à lenha, fogão, mesas, cadeiras, etc) destinados à atividades relacionadas à culinária e conscientização alimentar.
· Pavimento Superior: 70,00 m2, sala com piso de assoalho de madeira, destinado à atividades diversas. Fechamento lateral em esquadrias de madeira e vidro.
· Sacada: 16,00m2, piso em madeira de deck e peitoril em eucalipto
2) CONSTRUÇÃO DE APOIO: 20,00 m2 em alvenaria e cobertura de laje de concreto pré-moldada:
· Banheiros feminino e masculino, chuveiro e pia.
· Depósito.
3) PAISAGISMO: criação de espaços para diversos usos educacionais e recreativos. Pisos em materiais como: pedras (pedrisco, petit-pavet, granito, etc), dormentes, areia, casca de pinus.
Silvane Pailo
Arquiteta CREA PR/028441-D
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1325
Alto do São Francisco
3322-1346 / 9982-7882
NANAK

Instituto de Yoga e Desenvolvimento Pessoal

Ferdinando Darif, 400 – Champagnat – 41 3045 8169– www.yogananak.com

Gurusandesh Kaur:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seminário Internacional de Karam Kriya e Palestra para professores sobre Yoga e Educação em Lima-Perú, Junho 2011.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE KARAM KRIYA, 25 DE JUNHO 2011 EM LIMA-PERÚ.


Nossa querida amiga Sandesh Kaur esteve em Lima-Perú de 16 a 28 de Junho. E realizou um workshop para professores sobre Yoga e Educação e o Seminário Internacional de Karm Kriya para o púbico em geral. Também tivemos a oportunidade de realizar uma visita a escola A Casa Amarela cuja proposta educativa é Reggio Emilia. 


Cabe destacar que ela foi entrevistada no programa Vida e Saúde na Radio San Borja e também no programa A Hora de Nuestra Hoja Sagrada, na Radio Miraflores. 


Só nos resta agradecer por todo seu carinho e por todo o conhecimento que compartilhou conosco.  

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Crianças no "Atos de Amor"


Fotos de atividades Escola Rural Onofre Soares.




segunda-feira, 25 de abril de 2011

KARAM KRIYA - O QUE É

É uma forma de comunicar-se através da linguagem dos números. Os números através da vida e a vida através dos números. É o reconhecimento do paralelo entre os números e as qualidades humanas, suas facetas e interconexões. Como eles se expressam na comunicação e na condição humana. Toma como referência o significado globalmente comum encontrado na linguagem dos números e sua integridade inata.

A relação entre a vida, os números e a matemática é inseparável. Não é possível imaginar um mundo sem números. A existência de qualquer um começa como uma semente, uma célula, desenvolve através dos quatro estágios da multiplicação, divisão, adição e subtração. Compreendendo a constituição energética dos 11 corpos, os 7 chakras, os 5 elementos, os 5 órgãos dos sentidos e a qualidade vibratória da nossa energia que pode ser predominantemente satvica, rajásica ou tamásica. E isso se expressa através do corpo físico e constitui a freqüência da nossa radiância. Para se expressar utiliza os cinco aspectos naturais da linguagem ou CINCO VOZES:
 
MAGIA - 1 e 9 = Os números como um raio X da nossa anatomia energética, os corpos energéticos ou espirituais que compõem o nosso ser.
REMÉDIO - 2 e 8 = Nosso processo em direção à cura, em relação às nossas desilusões encarando nossas ilusões, ressentimentos, aprendendo a ser leais às leis naturais.
CIÊNCIA - 3 e 7 = Reconhecer e utilizar a tecnologia da forma, espaço, jogos mentais e estratégias.
ARTE - 4 e 6 = Servir a intuição, a sensibilização, a ação neutra, a coragem para subtrair a mentira e viver a verdade.
EDUCAÇÃO - 5 e 10 = Aprender a aprender , a comunicar, servir e se servir do que possuí.

ANATOMIA ENERGÉTICA

Os Elementos em nós

Terra: Ossos, cabelos, unhas, fezes, intestino grosso. Relação com o dinheiro, família, profissão, projetos de vida que tem haver com a sobrevivência. Sentido Olfato.
Água: Todo líquido e fluídos do corpo, sexualidade, sistema circulatório, reprodução. Capacidade de fluir interna e externamente. Sentido Palato.
Fogo: Aparelho digestivo, metabolismo, transformação do que foi ingerido em nutriente. Criatividade, recriação e reciclagem. Capacidade de trazer o frescor da vida a cada manhã. Sentido Visão
Ar: Pulmões, aparelho respiratório, quantidade de ar que vai gerar energia vital. Capacidade de expansão e de seguir em frente. Sentido Tato
Éter: Ouvidos, cérebro, crânio, hemisférios cerebrais. Capacidade de audição de escuta interior. Sentido Audição

QUALIDADE ENERGÉTICA

Sátivca: Equilíbrio, harmonia, claridade, leveza, meditação
Rajásica: Força, energia, criatividade, calor, ação.
Tamásica:Depressão, ignorância, confusão, inércia.

Qualidade Paladar: O que comemos Qualidade Audição: O que ouvimos e discernimos Qualidade Olfato : O que cheiramos afeta nossas decisões Qualidade Visão: O que vemos influência nossa mente Qualidade Tato: O que tocamos afeta o que sentimos. A importância destas qualidades definem nosso poder de transformar karma em dharma, Onde os ventos da consciência libertam das chamas da fascinação do ego. Em outras palavras, repetimos nossos padrões de ignorância ou recuperamos nossa inocência, pureza e discernimento purificador.

CHAKRAS

Os sete chackras representam os principais canais energéticos por onde a energia fluí no nosso corpo mantendo o alinhamento com o NABHI ou KI, ponto de força por onde fluí a energia vital fornece a parte de sustentação da parte superior e inferior do corpo.

CORPOS ENERGÉTICOS

1: Alma, 2: Mente Negativa, 3: Mente Positiva, 4:Mente Neutra, 5: Corpo Físico, 6: Linha do Arco, 7:Corpo Aurico, 8: CorpPrânico, 9: Corpo Sutil, 10: Corpo Radiante, 11: Comando. TANTO A ANATOMINA FÍSICA QUANTO A ENERGÉTICA SE EXPRESSAM ATRAVÉS DO CORPO FÍSICO.

KARAM KRIYA consiste em reconhecer, aceitar e transformar o processo da consciência de forma sair da roda da ação inconsciente, da mera reação, estimulada pelos condicionamentos psicológicos e jogos mentais que atuam sobre a mente, desativar os padrões e então fazer escolhas que vão transformar os karmas em dharmas, utilizando e transformando dificuldades em benefícios fazendo uso consciente do potencial, usando a mente, o tempo e a energia de forma a aproveitar verdadeiramente a essência espiritual para dar suporte ao desenvolvimento da experiência humana através do processo de auto iniciação .

PARA QUE

Para o despertar da consciência, para desenvolver a escuta e a indagação amorosa da verdade, bem como enxergar onde estamos e como as coisas se apresentam em nossa vida e como respondemos a elas. Entendendo as leis naturais indo de encontro a elas num ambiente acolhedor mantendo a atitude corajosa da sinceridade que celebra a verdade.

COMO

Através do Yoga terapia e o mapeamento numerológico a partir da data do nascimento. Pelo entendimento da anatomia energética, o desenvolvimento da escuta interna, da prática de asanas, série de exercícios, meditações, bioenergética, terapias catárticas, alinhamento dos corpos e chakras e canais energéticos.

PORQUE

Para aprender a viver na vertical, atuando na horizontal, sem perder o contato com o ponto interno de quietude de onde aprendemos a observar e agir fazendo escolhas conscientes em alinhamento com as leis naturais e não mais reagir apartir de condicionamentos e padrões estabelecidos por hábitos repetitivos ou jogos mentais. Vivendo de maneira plena, sempre nova, com graça e coragem. Nos relacionando nas fronteiras do desconhecido de onde temos sempre mais chances de aprender e descobrir a nós mesmos e facilitar o outro a se descobrir. Viver sem máscaras com a coragem de ser você mesmo. Deixar de ser legal para ser Real!

QUEM

Para quem quer curar-se e curar seus relacionamentos. Pessoas com depressão, baixa energia, sob forte stress. Sair da realidade virtual, reconhecer as contradições e aprender a viver os paradoxos e transcende-los. Exaurir a mentira que afasta da percepção da natureza real. Para quem abriu a porta da auto descoberta, que querem alcançar e completar o que vieram fazer neste planeta. Com o milagre de uma vida transformada no amor pela unidade que está em todos.

JOGOS MENTAIS

São obstáculos e ainda assim instrumentos perfeitos. Ignorância, apatia, crenças em realidades relativas, auto valorização narcisista expressa pelo orgulho e vergonha, comportamento compensatório e auto justificativas estão entre os truques e jogos da mente. Ainda assim a mente pode ser mudada e treinada para ser um instrumento do nosso despertar e liberação.

Ao esgotar os diversos jogos da mente, nossa própria traição, negação e crítica cessam e o impulso para a renovação e auto percepção, é apoiado. Desenvolvemos a consciência da mente e de todos os seus jogos podendo refinar para se tornarem recursos aplicados à serviço da alma. Fazemos uso da mente antes que ela faça uso de nós. Saímos da hipnose dos jogos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

EVENTO MARCO SHULTZ


NESTE EVENTO EM HOMENAGEM AO MÚSICO E MESTRE DE YOGA
MARCO SHULTZ, VIVEMOS MOMENTOS MEMORÁVEIS DE MUITA TERNURA
NUMA FREQUENCIA AMOROSA E DOCE VINDA DESTA ALMA TÃO HUMILDE!

O PONTO ALTO DO ENCONTRO FOI A HOMENAGEM A JESUS QUE AS CRIANÇAS
FIZERAM NUMA ATITUDE MUITO ABERTA DE UM YOGA SEM FRONTEIRAS, COMO
ALMEJA MARCO.


COMPARTILHAMOS UM POUCO DE SUA SABEDORIA E ESPERANÇA EM RELAÇÃO
AO PLANETA E AO SER HUMANO.

CERTAMENTE SUAS CANÇÕES CONTINUARÃO A NOS INSPIRAR A TODOS!

sábado, 19 de março de 2011

Associação Nanak


PROJETO ATOS DE AMOR NO NATAL


Quase 500 anônimos, crianças e adultos nesse Natal foram tocados por um “Ato de Amor” de muitos corações e mentes que conseguiram ir além de si mesmas, se esvaziaram das ocupações e coisas do mundo, se abriram para sentir a presença do outro e foram capazes de se mover em um gesto espontâneo de doação.

Isso é se tornar transparente, é ser canal para que em um simples gesto outros tantos corações e mentes pudessem viver um momento de gratidão e de brilho no olhar. Essa experiência de comunhão une aquele que doa e aquele que recebe no espaço sagrado do Amor.

...então a Alma em cada uma delas pode jorrar a Luz de Deus em muitas direções.

Houve uma clareira, um brilho Divino chegando do céu!



Tudo e todos, naqueles momentos mágicos da entrega dos presentes, e de total Presença na entrega do Amor, tudo e todos se tornaram mais humanos e mais Divinos.
Mais plenos de coração, e mais humildes.
Mais capazes de doar, e de receber.
Mais disciplinados na sua força e mais ternos no seu modo de olhar o outro, já não mais tão outro, mas sendo com vigor o Eu Único que se disfarça em tantas e tão belas formas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

YOGA PARA CRIANÇAS



O yoga tem como objetivo despertar no praticante o encontro com o ser essencial. Desenvolvendo a consciência através das ações e dos pensamentos, o yoga para crianças visa o mesmo aspecto, mas de forma lúdica, mexendo com a imaginação, expressão corporal e com a capacidade de concentração.

Em uma aula de aproximadamente 60 minutos 1º temos os exercícios imitando bichos e ensinando técnicas de respiração, 2º o relaxamento que é como um descanso depois da pratica, e 3º a meditação para desenvolvimento da concentração.

Trabalhamos com a consciência da respiração através de técnicas em posturas – imitando bichos, objetos e formando histórias - encorajamos a inspiração e expiração de forma a trazer o foco da atenção.

Então o relaxamento, onde através da concentração, a criança passa a perceber os músculos contraídos desnecessariamente - adquiridos por possíveis tensões emocionais - aliviando-os e assim anulando qualquer tensão.

Depois a meditação, na qual buscamos atrair a atenção através de técnicas de respiração e prática do silêncio e som.

No final das aulas fazemos sempre algum trabalho relacionado à arte-terapia, como cores em mandalas, canções no violão, contos e teatros. Em ocasiões especiais oferecemos um toli, doce indiano para degustação.

Com algum tempo de prática, a criança passará a aplicar as técnicas diariamente: ao relaxar e respirar profundamente quando o sono não vem, ao concentrar-se na hora de um teste ou principalmente quando sente-se constrangida ou abalada, buscando em si, o reencontro com sua auto-estima.

Além de ser a atividade muito indicada para crianças com hiperatividade e dificuldade de concentração, o yoga causa a liberação de condicionamentos mentais, físicos e estimula a criatividade. Assim, podemos concluir que o yoga é fundamental para o crescimento de uma criança saudável em mente e corpo.

A referência, os pilares fundamentais e a origem da linhagem da Karam Kriya.

A escola de Karam Kriya é o desenvolvimento natural de reconhecer o paralelo entre os números, as suas qualidades intrínsecas e inter-relações e da linguagem em todas as suas facetas. Em outras palavras Karam Kriya contem em suas bases a nomenclatura da linguagem universal dos números, reconhecendo sua precisão e integridade inata.

Karam Kriya encontra sua inspiração através dos ensinamentos de Yogi Bhajan:

· A anatomia esotérica de cada indivíduo descrita como os Dez Corpos Espirituais

· O suporte prático-tecnológico do Estilo de vida, Kriyas e Meditações da Kundalini Yoga.

Introdução à Formação Karam Kriya

A formação consiste em desenvolver as habilidades e a consciência necessária para se comunicar como um ser humano conscientemente consciente. Para alguns alunos isto amadurecerá através da capacidade profissional de se engajar no processo de transformação da própria comunicação com aumento do auto-conhecimento. O objetivo do processo de transformação da comunicação do Ser interior. É um processo paralelo de desabrochar do nosso potencial ao mesmo tempo em que cristaliza em nós a nossa essência. O treinamento inspira os indivíduos a auto-iniciação e a auto-realização.


A transformação da comunicação considera que a linguagem (vibração sonora) pode ser:

- Portadora da intenção e da inteligência primária, um quantum da mensagem de unidade e diversidade/fragmentação. (A ponte que distingue e liga o pessoal e o cósmico).

- Fonte de energia e nutrientes que todos precisamos que podem ser purificadores ou tóxicos. Aquilo que às vezes une e em outras afasta.

- Criadora ou destruidora da Forma e da Ilusão; véus que revelam o invisível.

- Chamado à plena consciência. Trazendo o silêncio da confusão e do esquecimento ou clareza que nos permite lembrar nossa verdadeira identidade.

As pessoas são convidadas a desenvolver sua própria excelência de escuta e estilo de expressão dos cinco aspectos naturais da linguagem.


Magia: números são como um raio-x nos ossos do universo / o solo espiritual de todos

/ multiplica virtudes ou vícios;

Medicina: números existem no tempo/ na energia/ no processo/ no espelhamento/ na divisão – dividir para conquistar / na união e na separação;

Ciência: números são à base da tecnologia/ da forma/ do espaço/ dos jogos mentais / do pensamento estratégico/ do ato de sorrir /do esforço de medir e tornar visível o invisível;

Artes: números se colocam a disposição da consciência e servem a nossa sensibilidade / ser humano / amor / comprometimento neutro do autoconhecimento / subtrair a mentira / verdade e honestidade;


Educação: números são a linguagem dentro de toda a aprendizagem, os meios para aprender a aprender/ensinar/ a linguagem da linguagem/ sintetizando – mais do que as partes.

A Proposta

A arte do Karam Kriya te propõe o desafio e a inspiração para fazer uma declaração/afirmação importante e sincera sobre você mesmo e com a qual você possa conviver. Para que você possa conhecer-se neste processo, e oferece o seguinte:

1. Identificar os números como uma referência estável e confiável com a qual você possa fazer uma leitura do mundo e conhecer a si mesmo. Você descobrirá os princípios e as propriedades intrínsecas dos números e aprenderá a reconhecer/identificar a diretrizes que eles te oferecem. Você reconhecerá, nos números, o potencial primário (básico) para todas as virtudes/vícios. Sobre os padrões íntegros dos números, estes ensinamentos te desafiarão a transformar demônios em diamantes;

2. Sanar a necessidade de curar o sentimento de separação, fundindo-se com o infinito e a usar o tempo e a energia de forma significativa. A comunicação pode curar e purificar e pode reconectar o que foi desconectado. Consideraremos os processos de limpeza e de rejuvenescimento físico, emocional e mental, contidos especialmente na tradição da Kundalini Yoga ensinada por Yogue Bhajan. Os ensinamentos desafiarão sua natureza instintiva e ingênua a amadurecer na inteligência do discernimento;

3. Ensinar habilidades e conhecimento em um ambiente interativo de aprendizagem, que lhe possibilitará fazer uma afirmação/declaração viva de quem você é. Isso acontecerá através, na seqüência dos módulos, dos workshops de yoga, das aulas de numerologia, de cada aula, dos eventos públicos e das publicações de Karam Kriya. Você investigará a psicologia espiritual do tempo e espaço através de esquemas, diagramas (mapas de tempo e espaço) e de perguntas e respostas das discussões. A escola propõe a negociação de dar e receber apoio adequado, trabalhar a partir de um consenso e respeitar a todos como parte do UM, que se estende através de toda a criação, para ver o UM em tudo. Esta faceta/característica do ensinamento te desafiará a romper a identificação/reconhecimento com suas crenças;

4. O convite e a aspiração ao interesse desinteressado, honesto, destemido e claro; Incluindo a lembrança de que somos seres espirituais aprendendo a viver as virtudes humanas, que não sabemos nada, que tudo apenas é e da influência decisiva da benevolência. Você praticará ser intuitivamente presente na relação com os outros seres humanos; praticará ser um “discípulo do inevitável” enquanto “aprende a escolher”. Os ensinamentos te desafiarão a despertar e resistir à tentação do padrão: da inércia/paralisia, da dúvida paralisante do cético ou a ingratidão do cínico;

5. Um chamado à comunidade e à consciência do ser diferenciado dentro do círculo da unidade comum, onde, através do retorno da sua própria experiência no encontro, você determinará se isto é sua verdadeira vocação. Um chamado, um desafio, para expandir sua capacidade de comunicação (ouvir e falar)



Por ser um aluno:

O método geral e os objetivos do curso estão ligados ao conceito básico de “quem você é”. O curso é baseado no pressuposto de que você é um ser espiritual vivendo uma experiência humana e que está aqui para sua auto-iniciação.

Tornar-se um estudante não é fácil. Aprender a ler o mundo e ouvir a comunicação escondida atrás das coisas é profundamente desafiador e requer que sacrifiquemos o nosso próprio modo de interpretar estas coisas. As etapas no caminho envolvem um processo de crescimento pessoal e descobertas pessoas. Este trabalho de auto-transformar-se é amparado pelo Karam Kriya, enquanto exercitamos a atitude de cautela ao aprendermos a distinguir entre auto-realização ou auto-obsessão.